Recuperação de Dados em Dispositivos Móveis

Recuperação de Dados em Dispositivos Móveis

Nos dias de hoje, com o progresso da tecnologia e com o fenómeno da “consumerização”, ou seja, a utilização de dispositivos e serviços de consumo dentro da realidade empresarial, como smartphones, tablets, redes sociais, cloud computing, etc., temos assistido a uma expansão e aumento da disponibilidade e capacidade dos dispositivos móveis. Esse fenómeno está a criar um ambiente onde se torna possível fazer as mesmas tarefas que eram feitas à secretária num computador tradicional, através de um dispositivo móvel onde quer que o utilizador esteja no momento.

Os utilizadores utilizam cada vez mais dispositivos como Smartphones e Tablets para tarefas de lazer e de trabalho. Dado este facto, o volume de informação crucial guardado em dispositivos móveis tem aumentado exponencialmente. Os dados armazenados nestes dispositivos incorrem nos mesmos riscos de perda que qualquer outro dispositivo de armazenamento como discos rígidos, discos SSD ou outros, e infelizmente, apesar das melhorias na tecnologia, estes dispositivos encontram-se também expostos a falhas e acidentes devido a sua utilização diária.

Por esta razão, a Data Recover Center desenvolveu técnicas para a recuperação de dados em casos de avaria, perda de acesso ou ficheiros apagados ou corrompidos, neste tipo de dispositivos. A recuperação abrange qualquer tipo de ficheiro incluindo Contactos, SMS, Email, Documentos, Fotografias e Videos.

O que fazemos?

Em casos de perda de acesso é feita uma tentativa de acesso ao sistema sem o sistema operativo principal.  São utilizadas aplicações customizadas para aceder ao sistema e são extraídos os dados pertinentes. Isto permite que o cliente possa restaurar o sistema (para restaurar o acesso) com o conhecimento que os seus dados estejam salvaguardados.

Em casos de avaria, em primeira instância é efectuada uma tentativa de reparar o dispositivo. Se não existir possibilidade de reparação, é efectuada uma tentativa de leitura direta da memória interna do dispositivo, sempre que isso seja possível.

Na recuperação de dados dentro de ficheiros de backup, em muitos casos é necessário desencriptar os ficheiros de backup guardados no computador do cliente. Os dados para são exportados para formatos não encriptados de forma a permitir a transferência para outro dispositivo.

Nos casos de dados apagados ou corrompidos, o primeiro passo é efectuar uma imagem (cópia exata bit a bit) da memória do dispositivo e posteriormente são efectuadas pesquisas para localizar referências aos ficheiros ou aos dados pretendidos, sendo que essa informação é extraída a partir da imagem.

Dispositivos Suportados:

Foram desenvolvidas técnicas que englobam a recuperação de ficheiros nos dispositivos iOS da Apple (iPod, iPad, iPhone), Android (tablets Samsung Galaxy Tab ou telemóveis HTC), Symbian (Nokia) e muitos outros dispositivos.

Por favor contacte-nos para saber se o seu dispositivo é suportado pelas soluções que disponibilizamos. Por favor indique-nos a marca e modelo do dispositivo, o problema apresentado e a data da ocorrência.

Preencha aqui o Formulário de Recuperação de Dados e Peça-nos um Orçamento Gratuito