O que é?

 

Quando um computador ou um dispositivo de armazenamento é entregue para troca, abate ou por qualquer outro motivo, é bom lembrar que o disco rígido contém informações pessoais e confidenciais do seu utilizador ou até da entidade para a qual este presta os seus serviços.

Este serviço pode ser efetuado em Laptops e Desktops,  smartphones e tablets, passando pelos servidores e cartões de memória diversos, sem esquecer os suportes de armazenamento existente em impressoras, câmaras fotográficas, DVRs e outros equipamentos de rede com informações vitais para as organizações.

Para a maior parte das organizações este é o serviço mais  interessante e necessário. A DRC recolhe todo o tipo de equipamentos e certifica a limpeza de dados referentes a todos os discos pertencentes a estes equipamentos.

Quando os equipamentos chegam ao fim do seu ciclo de vida é essencial que todos os dados contidos nos mesmos sejam apagados definitivamente. Apagar os dados de uma forma certificada deve fazer parte das regras internas de uma organização e é obrigatório para as empresas certificadas com normas ISO. Também é importante que as organizações que usem leasings ou soluções de renting tenham o cuidado de o fazer antes de devolverem os equipamentos às entidades locadoras.

Porquê recorrer ao Apagar com Segurança?

Muitos utilizadores não se recordam deste facto ou então pensam que ao apagar os ficheiros ou formatar o disco rígido a informação é irrecuperável. Na realidade, isso não acontece, já que devido ao seu funcionamento, a maioria dos sistemas operativos não reescrevem a área onde estavam armazenados os ficheiros que foram apagados ou formatados, sendo que apenas consideram essas áreas como livres para escrita, que até serem realmente reescritas, é possível recuperar a informação contida no disco rígido e voltar a reutilizá-la, o que pode causar danos sérios a uma entidade, quer financeiros, quer a nível de imagem.

Devido a esses factores, a Data Recover Center presta o serviço de Apagar com Segurança, onde certifica e garante a destruição total dos dados que pretende apagar, através de um processo irreversível e que cumpre todos os padrões dos organismos internacionais e legislação a este respeito. Este serviço pode ser aplicado a qualquer suporte de informação digital (discos rígidos, tapes, etc).

Tipos de Destruição

 

A DRC faz a destruição de dados em todos os tipos de equipamentos nas suas instalações ou nas instalações dos seus clientes, tendo para o efeito veículos alterados e preparados para esta operação, com todas as normas exigíveis para que a certificação seja reconhecida.

Todos os dispositivos são certificados individualmente e toda a operação é gravada em vídeo, sendo cópia da mesma entregue ao responsável dos equipamentos, que poderá assistir pessoalmente à mesma.

A destruição de dados é realizada de duas maneiras possíveis tendo em conta o objetivo do cliente :

 – Destruição lógica:

A informação é apagada a nível lógico de forma a que não seja possível recuperar nenhum sector do suporte.O mesmo fica funcional após o serviço, podendo ser reutilizado.

 – Destruição física:

O dispositivo é destruído fisicamente numa máquina construída pela DRC para o efeito, adequada a cada tipo de suporte, tornando o mesmo impossível de reconstruir e tornando impossível o  acesso à informação.

Precisa de um Orçamento?

Contacte a DRC e teremos todo o gosto em ajudá-lo!